Iza Borgonovi Tauil mora no Rio de Janeiro, formada em Belas Artes pelo Instituto de Belas Artes, Parque Laje, Rio de Janeiro e pós-graduada em Design Thinking, ESPM, Rio de de Janeiro, Brasil.

As cores, a natureza, a forma deflagaram a centelha para as primeiras manifestações através de pequenas composições despretensiosas feitas à lápis de cor, canetas hidrográficas ainda nas páginas pautadas ou contra capas dos cadernos escolares.

Daí partiu a busca para este mundo das artes que se ampliou sobremaneira quando, aos 16 anos, fez uma extensa viagem pela Europa onde, in loco, se deparou com as grandes obras nas cidades e museus. Aí se emocionou, se embeveceu, se alimentou, se extasiou causando uma enorme revolução no seu olhar do mundo.

De volta, já morando no Rio de Janeiro, foi estudar Belas Artes no IBA-Instituto de Belas Artes-Parque Lage e, também, com Ivan Serpa, no Centro de Pesquisa de Arte criado com Bruno Tauz,de 72 a 76.

Na sua vida todos a ensinaram tendo como primeiro professor, ainda no colégio, Francisco Biojone, mas o "tom" que a marcou foram de Egas Francisco e Ivan Serpa que a libertaram, através da desconstrução e estímulo para ousar e reconstruir suas obras em estilo próprio.

O final dos anos 60 e 70 foram borbulhantes e profícuos para a arte.

Assim seus trabalhos, mesmo com elementos humanos, são desconstruídos e,. quando da inserção das cores começam a tomar novas formas e dominar levando para caminhos inusitados sem a preocupação de parâmetros pré estabelecidos se deixando ser conduzida pelas cores e formas que seduzem e alegram o olhar.

Alguns trabalhos se assemelham a fractais induzindo o espectador a uma viagem simbólica que vai ao encontro de seu desejo.

Exposições Coletivas com Egas Francisco, Francisco Biojone,Raul Porto, Geraldo Yurgensen, Moretti Bueno dentre outros. Exposições em Campinas e São Paulo, tais como: De 1965 a 1967 Centro de Ciências Letras e Artes, FINAC, Lojicred,IX Bienal de São Paulo, XXXI Salao Paulista de Belas Artes, Museu de Arte Moderna, onde recebeu menção honrosa. Artexpo NY (março de 2012), Galeria Clube Militar (outubro 2012), Galeria Flory Menezes -Búzios coletiva (2012) e individual (2012), Artexpo NY (2013), Embaixada da Itália (Julho/Agosto 2013), Individual na Galeria Flory Menezes, Buzios (julho/agosto 2013), Galeria Amî, São Paulo (dez 2013/2014),IX Salão de Artes "Rio de Janeiro, a cidade que seduz" 2014,Catálogo Arte e Estilo (ago 2014),IX Salão de Artes da ADESG/RJ - menção honrosa ( 2014), Clube Caiçaras (2015), Exposição Individual "As cores me dominam" Centro Cultural Solar de Botafogo, Rio de Janeiro, 21/07 a 9/08/2015.. Quadro no acervo da Embaixada da Itália no Brasil.Expo coletiva 2016, Galeria Spazio Surreale - SP, 3o. Circuito das Artes em Buzios - 2018, Art expo, New York 2018.

Foi convidada pelos músicos brasileiros Mário Negrão, Pascoal Meirelles e pela cantora Ju Cassou para projetar e desenhar capas especiais para seus LPs e CDs.

Seus trabalhos mais recentes incluem técnicas mistas, nanquim e tinta acrílica sobre tela e papel tela

iza@tauil.com.br
www.izabtauil.com.br /izaborgonovitauil.com.br
Pinterest
tel: 55-21-999111372